quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fernando Pessoa

Estátua de Fernando Pessoa, Chiato - Lisboa - Portugal
Natural de Lisboa, Portugal, Fernando Antônio Nogueira Pessoa é considerado um dos mais importantes poetas da Língua Portuguesa. Dizia que "o ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação". Nasceu em 13 de julho de 1888 e passou parte de sua infância e adolescência em Durban, na África do Sul.
Em 1906, já de volta a Lisboa, ingressou em um curso superior de Letras e, a partir de 19l5, passou a escrever para diversas revistas. Pessoa tinha atração por vários gêneros literários: ficcção, poesia, teatro e também filosofia, que ele considerava uma arte. Com suas inúmeras poesias, criou um mundo mágico para os seus leitores.
Com um estilo de vida reservado, circunscrito a um grupo de amigos, participava das discussões políticas e literárias de seu tempo.
Em 1920, ele conheceu Ophélia Queiroz, com quem teve um relacionamento amoroso. Em 1934, Fernando Pessoa publicou seu primeiro e único livro em vida: Mensagem. Faleceu em 20 de novembro de 1935, aos 47 anos, depois de ser internado no hospital de S.Luís dos Franceses, em Portugal, com uma cólica hepática. A partir de 1943, o poeta e editor português Luís de Montalvor deu início à edição das obras completas de Fernando Pessoa. Sucessivamente, foram editadas publicações do poeta sobre Crítica Literária, Filosofia, Política e escritos íntimos.
Tanto Pessoa quanto os poetas do seu tempo, viveram no encalço do "novo", do "movimento constante", como ele mesmo disse: "Sinto-me nascido a cada momento, para a eterna novidade do mundo".

Um comentário:

Tecendo Sonhos disse...

Minha querida Teresa... não sabia que vc tinha um blog!! Agora que sei voltarei...sempre!! Ainda mais que fui recebida pelo poetinha que amooo tanto!! Fernandinho é meu companheiro de momentos inesquecíveis, pelo jeito é teu também!! hehe
Linda, obrigado pelo teu carinho, pelas palavras que me emocionaram, pela amizade e por vc estar na minha vida...mesmo que seja virtual!! Conte comigo...beijo da amiga Andreza