quinta-feira, 22 de março de 2012

50 CHAVES PARA O BEM ESTAR

1- Respiração Profunda
Ao perceber o fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões, você começa a respirar mais profundamente. O oxigênio circula melhor e as idéias se renovam com mais facilidade.

2- Massageie-se
Quando a pele é estimulada suas terminações nervosas levam a sensação de alívio e prazer do corpo para a mente.

3- Fim de semana diferente
No sábado ou domingo, fuja da cidade e vá para o campo ou para a praia. Que tal se programar para conhecer aquele restaurante com vista bucólica que fica a menos de 30 minutos de onde você mora.

4- Bons aromas
Inalar certos aromas podem corrigir uma série de desequilíbrios. O cheirinho de um óleo essencial de sândalo, por exemplo, limpa as vias aéreas e alivia sintomas de gripe e alergias respiratórias.

5 - Chocolate quente
Para que essa bebida de inverso fique menos gordurosa e com mais cálcio e proteína, acrescente 02 colheres (sopa) de leite desnatado em pó a 01 copo (200 ml) de leite desnatado e uma colher (sobremesa) de chocolate em pó.

6 - Banho gostoso
Dê-se de presente um banho especial. Escolha a textura e o aroma do sabonete, o hidratante que agrada a sua pele e a toalha mais felpuda.

7- Sono bom
Algumas gortas de óleo de jasmim no travesseiro podem garantir uma boa noite de sono. Pesquisas recentes descobriram que esse aroma no quarto potencializa o descanso.

8 - Visualização
Essa técnica consiste em imaginar a luz do Sol entrando por sua cabeça, passando por entre as sobrancelhas e percorrendo todo o corpo. Na medida em que essa conexão acontece, sinta onde seu corpo reclama mais: no peito, no estômago, nos ombros. Detectando o ponto de maior bloqueio, canalize essa luz para lá, inspire-a e expire a tensão. É uma forma de depuração do corpo que chaga à emoção e vice-versa.

9 - Aprenda a delegar funções
Pare de querer fazer tudo e ter sempre o controle da situação. Pense que você não é o único que quer fazer um bom trabalho. Estimule a criatividade das pessoas a seu redor e provavelmente você ganhará com isso.

10- Meditação para ser feliz
Um estudo americano publicado no Jornal Psychosomatic Medicine mostrou que funcionários treinados a meditar conseguiram um aumento importante nas emoções positivas e uma queda na ansiedade e na negatividade em comparação aos colegas que não meditaram. Bastam 05 minutos de atividade mental diária. O jeito de fazer isso pode ser mais simples do que você imagina. Andando, ficando quietinho num canto gostoso da casa ou do escritório, ouvindo uma música, praticando uma arte marcial... Encontre o seu jeito.

11- Desapegue-se
Existem ciclos de sucesso, quando as coisas acontecem e dão certo, e ciclos de fracasso, quando elas não vão bem e se desintegram. Permita que elas terminem dando espaço para que algo novo aconteça ou se transforme.

12-Cores em você
Se for mulher, peque seu estojo de maquiagem e brinque. Vá para frente do espelho e veja como ficam as cores que nunca usa. Você pode ter uma surpresa ou achar um novo estilo.

13-Acumputura
Ao desfazer os nós de tensão que dificultam o fluxo de energia pelo corpo, essa milenar prática chinesa alivia dores e promove um profundo relaxamento físico emocional.

14- À luz de velas
Além de criar uma atmosfera romântica, as velas trazem relaxamento e conforto.

15-Porções de frutas
Alimente-se a cada três horas em pequenas quantidades e comece a incluir pelos menos de uma a três frutas no menu diário.

16-Olhe ao longe
Isso relaxa os músculos oculares e clareia sua visão.

17-Viva o presente
O momento presente é tudo o que você tem. Faça dele o foco principal de sua vida. Uma dica: se antes você se fixava no passado e no futuro e fazia rápidas visitas ao presente, inverta essa lógica, fixando-se no agora e fazendo visitas rápidas ao passado.

18- Bolsa em ordem
Primeiro, jogue fora aquele monte de papeizinhos. Depois organize cheques, cartões de crédito, cédulas e moedas na carteira. Organização e limpeza atraem a prosperidade. Ah! vale escolher uma carteira vermelha ou preta.

19- Conforto o dia todo
Se você trabalha o dia todo fora, uma nécessaire com lencinhos umedecidos, desodorante e água termal em spray colaboram para você e sentir melhor. Vale incluir um massageador antiestresse para relaxar as mãos.

20-Saudação ao Sol
Fique alguns minutos sob o Sol da manhã. "A Exposição solar ajuda o organismo a suprir sua dose diária de vitamina D e reduzir as chances de osteoporose e fragilidade nos dentes."

21- Mais música
Experimente acordar e ligar o som. Perceba como um música eleva o astral e deita tudo fluir melhor, e funciona para todo mundo!

22-Entoe um mantra
Ouvir ou cantar repetidamente frases com sílabas sagradas, como "om shanti om", equilibra o fluxo mental e nos leva ao estado de relaxamento. Rezar um pai e nosso, uma ave maria ou outra oração também tem esse efeito e ainda reforça a fé.

23- Limpeza de pele perfumada
Ferva quatro xícaras de água, coloque em um recipiente capaz de reter calor e adicione quatro gotas de óleo essencial calmante, como rosa ou ilangue-ilangue. Cubra a cabeça com uma toalha e deixe o vapor envolver sua face por dez minutos. Na sequência hidratea pele.

24- Admire
Observe as coisas bonitas, como um rosto de criança ou uma flor. A beleza faz bem.

25-Sem despertador
Aproveite o fim de semana para dar adeus ao hábito de pular da cama como quem está atrasado. Pelo menos por um dia, esqueça o despertador. Durante a semana, se a dificuldade para acordar é muito grande, deixe a janela do quarto entreaberta para que a luz da manhã aise o celebro que o dia começou.

26-Chá da tarde
Ferva um litro de água e acrescente 100 g de casca de abacaxi, meia maçã com casca, um pedaço de canela,. dois cravos e uma colher de erva doce. Beba quente.

27- Tome uma sopa leve à noite

28- Loção pós-banho
Coloque em um frasco vazo 50 ml de loção hidratante neutra, seis gotas de óleo essencial de alecrim (estimulante), oito gotas de óleo essencial de limão (adstringente) e cinco gotas de óleo essencial de lavanda (relaxante)

29-Seja impecável com as palavras
Diga apenas aquilo em que acredita. A palavra é força, que contrói ou destrói.

30-Não leve nada para o lado pessoal
Quando nos habituamos a não colocar nossa confiança no que os outros dizem ou deixam de dizer, evitamos muitos aborrecimentos, raiva, inveja, ciúme e até mesmo tristeza.

31- Evite conclusões rápidas e inconsistentes.
Uma forma de escapar disso é fazendo perguntas. Tenha a coragem de questionar até que as coisaqs fiquem claras para você.

32- Dê o melhor de si
Faça o melhor possível, nem mais nem menos.

33- Faça elogios com mais frequência

34- Conecte-se com a natureza
O verde relaxa. Talvez por isso vamos ao parque quando precisamos de tranquilidade e mais oxigênio. A sensalçao quase mediativa é possível até num pequeno jardim em que haja plantas para regar. Acontece uma troca: você dá água e elas oferecem beleza e bem-estar.

35-Pegue leve
O bom humor é um forte aliado no dia-a-dia. Não se leve tão a sério, nem aos demais.

36- Histórias que inspiram
Há um provérbio chinês que diz: "Um livro é como um jardim carregado no bolso". Explore esse universo e aproveite.

37-Máscara de mel
Fácil e gostoso é fazer uma máscara facial com iogurte natural e uma colher de mel e outra de aveis. Espalhe pelo rosto, deixe agir por 30 minutos e enxague.

38- Tome uma atitude
Seja você parte da solução de alguns problemas que atingem a todos. Recicle o lixo, não jogue sujeira na praia, economize água e energia elétrica.

39- Caminhe
De acordo com a OMS, a prática de exercpícios físicos por apenas meia hora, duas vezes por semana, é suficiente para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, aliviar o estresse e estimular a produção de endorfina - substâncias associadas à sensação de bem-estar.

40-Show de escalda-pés
Compre em casas de jardinagem pequenas pedras redondas (seixas). Prencha o fundo de uma bacia com elas e acrescente água quente. Adicione três gotas de óleo essencial de hortelã. Fatie um limão e acrescente à mistura. Coloque ainda dois macinhos de hortelã fresca. Com os pés na bacia, inspire o aroma de menta e limão, enquanto massageia seus pés nas pedras pelo menos por quatro minutos.

41- Ação e Reação
Não se preocupe com o resultado de sua ação. Basta dar atenção à ação em si. O resultado surgirá espontaneamente, Essa é uma valiosa prática espiritual.

42- Tenha sempre flores por perto
Há muitas e muitas cores e espécies para você descobrir.

43- Não faça nada
É uma delícia ficar apenas de pernas para o ar...

44 - Consciência corporal
Inunde seu corpo com a consciência. Feche os olhos e relaxe. Escolha partes diferentes do corpo para dirigir sua atenção (mãos, pés, pernas, abdômem, peito, cabeça, etc.) Sinta o campo de energia dessas partes durante 15 segundo. Em seguida, deixe sua atenlçao percorrer o corpo como uma onda, dos pés à cabeça e da cabeça ao pés.

45- Menos é mais
Escolha bem cada item do que vai colocar no prato. Sinta o cheiro de cada alimento antes de levá-lo à boca, mastigue bem, sem pressa de engolir, e perceba as nuances de sabor. Com certeza você vai comer menos e melhor.

46-Arrume a mesa de trabalho
O contrário, isto é, mesa bagunçada, pode levar ao estresse.

47- Respiração alegre
Sente-se confortavelmente e fique bem tranquilo. Respire suave e simultâneamente pela boca e pelo nariz - você expira pela boa e inspira pelo nariz.
Quando sentir uma tensão muscular, deixe que a inspiração seja levada até lá e relaxe.
Permita que as idéias que surgirem em sua mente se dissolvam no inspirar e expirar.
Deixe que a respiração se torne mais calma até que um relaxamento bom se instale.

48- Alongue-se
Quem alonga o corpo descomprime as tensões e vive mais leve. Para começar, dobre a coluna para frente e tente alcançar os dedos dos pés; em seguida, deite de costas, flexione as pernas e leve os joelhos até o peito. Respeite seu limite. o movimento ficará mais amplo com o treino.

49- Amor incondicional
Nçao é preciso ser um expert para saber que a amizade cura e cuida. Quando procuramos pessoas queridas, em geral, saimos mais calmos e vitalizados.

50 - Ande descalço
Em média uma pessoa dá de 8 a 10 mil passos por dia, segundo a American Pediatric Medical Association. Aproveite e dê alguns deles descalço, enquanto passeia pelo jardim.

Nenhum comentário: